domingo, 14 de novembro de 2010

26/05/2010


Hoje a Professora Conceição entrelaçou os conceitos de  Bordieu com a temática da disciplina Leitura e Formação do leitor.
Bourdieu afirma que a ação das estruturas sociais sobre o comportamento individual se dá preponderantemente de dentro para fora e não o inverso. A partir de sua formação inicial em um ambiente social e familiar que corresponde a uma posição específica na estrutura social, os indivíduos incorporariam um conjunto de disposições para a ação típica dessa posição (um habitus familiar ou de classe) e que passaria a conduzi-los ao longo do tempo e nos mais variados ambientes de ação.
Cabe, observar o conceito de habitus que Bourdieu define como um conjunto de disposições, decorrente de um processo de interiorização da exterioridade e de exteriorização da interioridade, que leva os agentes a procederem de acordo com as possibilidades existentes dentro da estrutura do campo.
O campo é o espaço onde as relações são objetivamente definidas através do modo como são distribuídas as diversas formas de capital.
Seguindo  a visão de  Bordieu entendo que exista o poder invisível, isto é, somos influenciados por  agentes, seja família, a escola ou  a mídia.  Compete observar que tais agentes modelam, como as  escolas seguem diretrizes de ensino, como nas famílias seguem os  costumes passados de geração a geração. Como as editoras  que através das propagandas e divulgações afere implicitamente os escritores e livros do momento.
Então o leitor é influenciado  ?Apos a aula e estudos dos conceitos de Bordieu acredito que as  influencias são invisíveis, o leitor e suas escolhas de leitura são influenciadas por agentes como a família,  os amigos, o autor,  o editor e  etc.Como brincar de Lego onde o leitor e a peça e os agentes modela as estruturas.

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