domingo, 14 de novembro de 2010

17/03/2010


Anamnese significa do grego ana, trazer de novo e mnesis, memória)
Espero que estejam confortáveis. Porque as lembranças que tenho de minha infância são boas e guardo com carinho. Quando lembro de minha infância vem o   cheiro de poeira dos primeiros pingos de chuva caídos no chão, o azul do céu no dia de verão, as brincadeiras nas ruas com os pés descasos, o gosto da comida de minha avó. As historias contada por minha mãe, pai e demais familiares.
Minha mãe sempre foi e é  uma mulher inquieta suas historias são carregadas de dramaticidade.  Fora criança pobre em Diamantina que ainda adolescente veio  trabalhar em Belo Horizonte. Ela seria mais uma de tantas crianças pobre que são buscadas no interior para trabalhar na cidade grande. Mas quando Ela conta  sua historia torna-se os detalhes mágicos. Imaginar uma menina  pequena morando com os irmãos numa gruta em Diamantina convivendo com bichos perigosos e a tia que parecia, mas uma bruxa.
Lembro também do período de quaresma em casa. Historias da mula sem cabeça que cavalgava na ruas do bairro depois das 22:00, o homem do saco.Meu pai trazia cinzas da igreja para proteger os filhos no período de quaresma.As novenas em casa no período natalino. A montagem do presépio e sua representatividade.
Enfim, as brincadeiras  com os amigos de ruas como rouba bandeira, passar a anel, colecionar papeis de cartas com as amigas e brincar de casinha.
Já a escola representa a iniciação para compreender o mundo. Isto é, a escola foi o primeiro contato com a escrita e com os livros. Apresentando a diversidade de mundos, figuras, historias cores e sentimentos impressos nos livros.
Portanto os mediadores de minha infância fora minha família, amigos e escola  por  desenvolver meu lado imaginário e investigativo.Se hoje busco os porquês .Se sou pessoa inquieta. E porque tive incentivo em casa, na escola e com os amigos da infância.

Fragmentado: Ouvi relatos dos demais colegas de sala. Sendo que os mediadores que influenciaram em suas vidas fora a família, escola, igreja.
Deixo aqui meu agradecimento a pessoas que considero encantadas: Jandira (minha mãe), Cirilo (meu pai), Raimunda (minha avó), Junia, Flavio e Cristiano (irmãos), Aparecida (minha professora do primeiro ano escolar), Tia Dalva (minha professora do segundo ano escolar), Leda, Alessandra, Aline, Silvia, Rodrigo, Reginaldo, Denis, Jean, (amigos da infância).

Nenhum comentário:

Postar um comentário