domingo, 14 de novembro de 2010

10/03/2010


Quem vai ao encontro de um (livro, filme, imagem) vai, ou deveria ir, com seus nervos, informações e interesses, reunidos sob sua experiência de vida. Estar ali significa estar mobilizado por completo, e isto parece impossível quando sequer temos uma idéia, mesmo vaga, de quem somos.
 No entanto, os homens guardam pouco tempo no seu cotidiano para conhecer ou rememorar o vivido; deveriam fazê-lo não por motivações nostálgicas, mas pelo que aponta á construção da própria identidade. ”(Eliane Yumes)

O trecho de Yunes retrata um pouco que penso.Isto é, o texto precisa interagir com o leitor,ser um provocador das emoções seja elas  boas ou ruins.
Quero ser um provocador de emoções como mediadora e com a disciplina Leitura e Formação do Leitor espero preencher as lacunas do pouco conhecimento que tenho sobre a leitura e leitor. Porque como profissional serei responsável pelo encontro do leitor com a leitura. Portanto não considero pretensiosa e sim responsável com o outro e sim responsável com o prazer da leitura e sua importância na vida do individuo.
Fragmentado: A disciplina Leitura e Formação do Leitor têm como objetivos promover a sensibilização dos futuros gestores de unidades de informação,assim como outros profissionais ,para a importância do ato de ler.  Através da reflexão sobre as políticas pública de leitura no Brasil buscar mecanismos de trabalho para o desenvolvimento do leitor.
Portanto, a Professora Conceição propôs como metodologia de trabalho da disciplina a participação ativa de nos alunos no processo de aprendizagem. Através da reflexão das aulas  expositivas, leitura e discussão de textos selecionados,exibição de filmes seguida de discussão e entre outros pretende-se que nos alunos esteja apto a pensar e a elaborar criticamente novas propostas de trabalho na comunidades promotoras de leitura .
Assim, a avaliação será um Diário elaborado por nos alunos onde relataremos nossas reflexões e apreciações pessoais sobre temas propostos no decorre do semestre letivo.

Desafio...desafio...desafio...desafio...
Calafrio...calafrio...calafrio....
Apavorada com desafio de transcrever minha interpretação sobre as aulas. Muito responsabilidade..
Referência:
Yunes, E. (Org.) Pensar a leitura: complexidade. Rio de Janeiro: PUC - Rio, São Paulo: Loyola, 2002. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário