domingo, 14 de novembro de 2010

02/06/2010


“Espero poder confiar inteiramente em você, como jamais confiei em alguém até hoje,e espero que você venha a ser um grande apoio e um grande conforto para mim.”(Anne Frank, 12 de junho de 1942.)


Após três aulas encerramos os relatos do gênero literário diário. Proposta de atividade ministrada pela Professora Conceição. Apesar de delimitar o gênero de leitura para alunos observei que em algumas escolhas o papel do mediador esteve presente como da colega de sala  que através de uma breve conversa com a irmã indicou o diário  O homem que não amava as mulher de Stieg Larsson  .Como O diário de um exílio de Trostski relido por outra colega de sala  com  indicação de amigos .Já outra colega através da bibliotecária escolheu o Diário Íntimo e Pensamento de Sully Prudhomne .Mas alguns a escolha foi por pesquisa no catalogo on line da universidade ou consultas pessoais nas bibliotecas ,No caso ,a escola do meu diário O quarto Despejo de Carolina Maria de Jesus foi por escolha pessoal .A capa do livro chamou a atenção e o desejo de le-lo surgiu .
Fragmentado: Como fora três aulas para apresentação dos relatos sobre o diários abaixo alguns diários despertou meu interesse por reler:
Blog de Bagdá de Salam Pax (retrata a guerra no Iraque);
O homem que não  amava as mulheres de  Stieg Larsson  (diário ficcional) ;
Diário de Anne Franklin (retrata a vida de menina judia na segunda guerra mundial  ) ;
Anos Rebeldes.

26/05/2010
Hoje a Professora Conceição entrelaçou os conceitos de  Bordieu com a temática da disciplina Leitura e Formação do leitor.
Bourdieu afirma que a ação das estruturas sociais sobre o comportamento individual se dá preponderantemente de dentro para fora e não o inverso. A partir de sua formação inicial em um ambiente social e familiar que corresponde a uma posição específica na estrutura social, os indivíduos incorporariam um conjunto de disposições para a ação típica dessa posição (um habitus familiar ou de classe) e que passaria a conduzi-los ao longo do tempo e nos mais variados ambientes de ação.
Cabe, observar o conceito de habitus que Bourdieu define como um conjunto de disposições, decorrente de um processo de interiorização da exterioridade e de exteriorização da interioridade, que leva os agentes a procederem de acordo com as possibilidades existentes dentro da estrutura do campo.
O campo é o espaço onde as relações são objetivamente definidas através do modo como são distribuídas as diversas formas de capital.
Seguindo  a visão de  Bordieu entendo que exista o poder invisível, isto é, somos influenciados por  agentes, seja família, a escola ou  a mídia.  Compete observar que tais agentes modelam, como as  escolas seguem diretrizes de ensino, como nas famílias seguem os  costumes passados de geração a geração. Como as editoras  que através das propagandas e divulgações afere implicitamente os escritores e livros do momento.
Então o leitor é influenciado  ?Apos a aula e estudos dos conceitos de Bordieu acredito que as  influencias são invisíveis, o leitor e suas escolhas de leitura são influenciadas por agentes como a família,  os amigos, o autor,  o editor e  etc.Como brincar de Lego onde o leitor e a peça e os agentes modela as estruturas.

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