domingo, 14 de novembro de 2010

19/04/2010


“O universo é uma biblioteca” (Rubens Alves)
Compreende que papel da escola  é ministrar aos estudantes, através da leitura, os instrumentos necessários para que eles consigam buscar, analisar, selecionar,relacionar, organizar as informações complexas do mundo contemporâneo e exercer a cidadania.
Para isto, faz necessário unir as habilidades dos educadores e bibliotecários para desenvolver  leitores competentes que gostem de ler, que leiam para estudar e adquirir conhecimentos ou para obter informações para as mais diversas finalidades é formar as bases para que as pessoas continuem a aprender durante a vida toda.
Após o relato de Santuza Abras sobre “O papel pedagógico da biblioteca escolar” percebe visão politizada sobre as bibliotecas escolares (públicas). Os dizeres otimista que tanto Ela frizou vai de contra a realidade das bibliotecas escolares(públicas). Sabemos que um bibliotecário é responsável por cinco bibliotecas escolares (públicas) sendo que professores afastados de suas verdadeiras funções  lotam as bibliotecas divergindo do bibliotecário  que são preparados para atuar neste locais. Apesar dos relatos de Maria Terra ( Professora de Historia  ) que atua em biblioteca escolar pública  entendo que os bibliotecários tem caminho a percorrer dentro das instituições de ensino . Isto é,precisa divulgar aos demais profissionais da área da educação que o bibliotecário possui competências para mediação da leitura ao leitor nas escolas.
Fragmentos Visuais: Bienal Minas 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário