domingo, 14 de novembro de 2010

16/06/2010

Como a nossa constituição que fora muito bem pensada e escrita paralelo temos o ¹PNLL muito bem elaborada pela participação de pensadores e colaboradores da sociedade brasileira.       
Do plano macro do governo federal o PNLL a micro ações sociais como a ²Borrachalioteca. Ambos buscam formas de promover e ampliar o gosto do individuo para cultura através da leitura sendo com elaboração de planos ousados a simples esquemas no fundo de casa,nas praças,em barcos,etc.
Estas ações individuais às vezes promovidas pela  mídia ajudam a incentivar  interessados em desenvolver ações mediadoras  e não sabe como fazer. Enfim que as ações mediadoras  voltadas a leitura consiga de alguma forma  germinar frutos  no leitor que  participa. 
_____________________________________________________
1 PNLL

O Plano Nacional do Livro e Leitura é produto do compromisso do governo federal de construir políticas públicas e culturais com base em um amplo debate com a sociedade e, em especial, com todos os setores interessados no tema. Sob a coordenação do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação, participaram do debate que conduziu à elaboração deste documento representantes de toda a cadeia produtiva do livro – editores, livreiros, distribuidores, gráficas, fabricantes de papel, escritores, administradores, gestores públicos e outros profissionais do livro –, bem como educadores, bibliotecários, universidades, especialistas em livro e leitura, organizações da sociedade, empresas públicas e privadas, governos estaduais, Prefeituras e interessados em geral.

O Plano Nacional do Livro e Leitura tem como as seguintes premissas:

Ø      Democratizar o acesso ao livro e a outras formas de leitura;
Ø      Fortalecer a biblioteca pública e a escola na formação de leitores e incluir espaços não convencionais;
Ø      Apoiar as cadeias produtiva e criativa do livro e a mediadora da leitura;
Ø      Ter a dimensão de uma Política de Estado


E como eixos norteadores  as quatro  ações abaixo:

  1. Democratização do Acesso

ü      Implantar novas bibliotecas
ü       Fortalecer a rede atual de bibliotecas
ü       Conquistar novos espaços de leitura
ü       Distribuir livros gratuitos
ü       Melhorar o acesso ao livro e outras formas de leitura

3.      Fomento á Leitura e Formação
 
ü      Formação de mediadores de leitura
ü      Projetos de estímulo à leitura
ü      Apoio à pesquisa acadêmica
ü      Prêmios e reconhecimento às melhores práticas
ü      Calendário de Eventos
ü      Participação do setor privado


3.      Valorização do Livro e Leitura

ü      Ações para criar consciência sobre o valor social da leitura
ü      Ações para converter a leitura em uma política pública
ü       Publicações



4        Apoio á Produção e á Criação

ü      Apoio à cadeia produtiva do livro
ü      Apoio à distribuição/circulação de bens
ü      Apoio a cadeia criativa do livro


2 Borrachalioteca surgiu com a doação dos primeiros exemplares de livros pela Biblioteca Publica de Sabará em Minas Gerais a Marco Túlio Damascena que inovou em ocupar um pequeno espaço da borracharia onde trabalha. Hoje a borracharia é dividida a serviços comuns de uma borracharia e o espaço cultural onde a comunidade pode apreciar o gosto pela leitura. Além dos livros a Borrachalioteca também oferece aos seus usuários edições diárias do jornal Hoje em Dia, revistas em quadrinhos e semanais e diversas fitas de vídeo.

Referências:
PNLL: Plano Nacional do Livro e Leitura. Apresenta  produtos e serviços oferecidos pela Gestão Executiva  do PNLL.Disponível em < http://www.pnll.gov.br/>. Acesso em: 18 jun. 2010.
PREMIO VIVA A LEITURA 2010. Borrachalioteca: um Jeito Diferente de Ler o Mundo. Disponível em <http://www.premiovivaleitura.org.br/default.asp?Page=00_borrachalioteca.asp>Acesso em: 18 jun. 2010.





Nenhum comentário:

Postar um comentário